Deixei passar as perguntas:
a) No caso de mandar para um arquivo, só acrescentar aonde for preciso, talvez antes de executar a classe, se for geral, ou até criar mais algumas variáveis pra definir comandos de impressão.
b) Sobre isso de dar problema numa rotina de atualização:
É difÃcil acontecer, mas acontece.
Criei rotinas do sistema pra conferir ele próprio.
- Comparação de cada XML com respectivos lançamentos
- Comparação de cada pedido com respectivos lançamentos no estoque e financeiro
- Comparação de cada nota fiscal com respectivos lançamentos no estoque e financeiro
- Recálculo de quantidade de estoque em reserva
- Recálculo de quantidade de estoque inicial e/ou final
- Etc
Geralmente uso a comparação dos XMLs antes da remessa de arquivos à contadora.
Uso isso pra verificar se esqueceram de salvar algum XML de emissão ou cancelamento.
É uma vez por mês, ou enquanto faltar XML.
As demais, de vez em quando, só pra curiosidade.
Outra coisa:
Todas as atualizações são a partir do pedido.
Ao cancelar ou desconfirmar ou algo assim, o sistema apenas desfaz o que foi feito antes.
Supondo que grave a confirmação do pedido pela metade: ao desconfirmar vai desfazer essa metade, e ao confirmar de novo vai fazer completo.
Até hoje isso tem funcionado.