Bom... acho que consegui voltar à posição antes da perda de fontes.
Talvez interessante relatar aqui, porque como eu já disse, contabilidade vou primeiro tratar os DBFs antes de começar com MySQL pra ela.
Alterei TUDO, nome de arquivo, nome de campos, e tipo de alguns campos.
No plano de contas tem lá:
código normal: o código tradicional 1.01.01.001.0001-1
código reduzido: o código que vou usar no MySQL como incremental 9999999
E na gravação de lançamentos, só uso o código normal, mesmo permitindo ao usuário usar o código reduzido.
Vou inverter isso: fazer pelo reduzido.
Como sempre, vou fazer passo a passo.
1) Minha primeira alteração vai ser: gravar os dois, o normal e o reduzido.
Neste momento, vão existir registros com e sem código reduzido, mas todos com o código normal.
Tudo bem, tudo continua funcionando, gravar um campo a mais não dá problema com nada.
E vou conferindo se tudo ok.
2) A partir do momento que isso estiver ok, gravação ok, crio a conversão para informações antigas, que estão sem código reduzido.
Neste momento, a base fica correta, tudo preenchido.
3) Com tudo preenchido, começo a alterar os fontes pra se basearem no código reduzido, ao invés do código normal.
Neste momento, tudo ok também, se tá tudo gravado, tanto faz de um ou de outro
4) Uma vez não precisando mais do código normal, posso eliminar isso de vez dos lançamentos.
Lembrando que, se eu precisar do código normal é só pesquisar no plano de contas.
Neste momento, deixa de existir o campo
Então... estou fazendo estas coisas EM DBF.
TALVEZ tenha rotina que em DBF seja melhor manter os dois códigos, pra velocidade.
Sem problemas.... só vou eliminar o campo no final, então vai dar pra tirar essa dúvida durante as alterações.
As coisas estão indo em frente, e contabilidade vai ficar em MySQL também, é isso que importa.