Clipper On Line • Ver Tópico - Padronização de nomes

Padronização de nomes

Aqui você poderá oferecer suas Contribuições, Dicas e Tutoriais (Texto ou Vídeo) que sejam de interesse de todos.

Moderador: Moderadores

 

Padronização de nomes

Mensagempor JoséQuintas » 29 Mai 2020 14:20

Eu estou gostando da minha padronização atual.

Arquivos - começam com JP: JPCADASTRO, JPPRODUTO, JPPEDIDO, etc.

Chave - ID + arquivo: IdCadastro, IdProduto, IdPedido

Campos em geral: exceto a chave, usam duas letras no início, pdPedido, ipPedido, ipProduto, pdCadastro
Poderia usar ID nos campos chave em todos os arquivos, mas se fosse procurar o uso nos pedidos, não ia dar certo.
Prefiro assim, porque se procurar PDCADASTRO vou encontrar exatamente aonde mexe com o código de Cadastro, no arquivo de pedidos.

Variáveis:
nIdCadastro, nIdProduto, nIdPedido - não importa a tela - se necessário nIdCadastroAnt/Old ou algo do tipo
Em relatórios, nIdCadastroIni, nIdCadastroFim, nIdCadastroRel - pra intervalo, ou pra quebra no relatório por exemplo
aIdCadastroList, aIdPedidoList - se vai ter uma lista de códigos de idCadastro, idCadastroList deixa bem claro que se trata disso
inicial a=array, c=caractere aList := { 1, 2, 3 } cList := "01,02,03"
O Itamar me lembrou disso outro dia, e como tenho alterado caracteres pra numéricos, isso ajudou muito.
E também porque antes usava mIdCadastro, mpdCadastro, mfiCadastro, o mesmo nome do arquivo com prefixo M, mas padronizei a variável pra um nome só, então as duas coisas juntas facilitaram ainda mais.

Classes:
se a classe é pra clientes, do arquivo JPCADASTRO, nada mais simples do que chamar de CadastroClass

Programas:
Se o programa é o cadastro de clientes, do arquivo jpcadastro, chamei de Pjpcadastro, mas pensando bem, poderia ser PCadastro.prg
Mudar isso depois.... rs

E por aí vai.
Com isso, os fontes estão ficando cada vez mais fáceis de mexer, ou de localizar.
Nas exceções... aí são exceções, é pra decidir quando acontecer.

Lembrando:

O que permite ficar mexendo em nomes de variáveis, é a compilação -w3 -es2.
É que se eu esquecer de alterar qualquer lugar que seja, dá erro na compilação, e já faço o ajuste.
Sem perigo de acontecer erro de run-time em cliente.
E geralmente uso variáveis locais, o que deixa cada módulo com nomes independentes, que podem ser alterados mesmo que não altere os outros módulos/fontes.
José M. C. Quintas
Harbour 3.2, mingw, gtwvg, multithread, dbfcdx, ADO+MySql, PNotepad
"The world is full of kings and queens, who blind our eyes and steal our dreams Its Heaven and Hell"

https://github.com/JoseQuintas/
Avatar de usuário

JoséQuintas
Membro Master

Membro Master
 
Mensagens: 18007
Data de registro: 26 Fev 2007 11:59
Cidade/Estado: São Paulo-SP
Curtiu: 15 vezes
Mens.Curtidas: 1206 vezes

Padronização de nomes

Mensagempor JoséQuintas » 30 Mai 2020 12:53

JoséQuintas escreveu:Prefiro assim, porque se procurar PDCADASTRO vou encontrar exatamente aonde mexe com o código de Cadastro, no arquivo de pedidos.


Isso me deu uma vantagem extra no MySQL.
Como não tem nome repetido, posso pegar tudo de tudo, sem precisar usar ALIAS pra renomear

SELECT JPCADASTRO.*, JPPEDIDO.*, JPFINAN.*, JPITPED.* FROM ...
José M. C. Quintas
Harbour 3.2, mingw, gtwvg, multithread, dbfcdx, ADO+MySql, PNotepad
"The world is full of kings and queens, who blind our eyes and steal our dreams Its Heaven and Hell"

https://github.com/JoseQuintas/
Avatar de usuário

JoséQuintas
Membro Master

Membro Master
 
Mensagens: 18007
Data de registro: 26 Fev 2007 11:59
Cidade/Estado: São Paulo-SP
Curtiu: 15 vezes
Mens.Curtidas: 1206 vezes




Retornar para Contribuições, Dicas e Tutoriais

Quem está online

Usuários vendo este fórum: Nenhum usuário registrado online e 5 visitantes


Ola Amigo, espero que meu site e forum tem lhe beneficiado, com exemplos e dicas de programacao.
Entao divulgue o link da Doacao abaixo para seus amigos e redes sociais ou faça uma doacao para o site forum...
MUITO OBRIGADO PELA SUA DOACAO!
Faça uma doação para o forum
cron
v
Olá visitante, seja bem-vindo ao Fórum Clipper On Line!
Efetue o seu login ou faça o seu Registro