Clipper On Line • Ver Tópico - Contábil
Mudar para estilo Clássico
Aqui você poderá oferecer suas Contribuições, Dicas e Tutoriais (Texto ou Vídeo) que sejam de interesse de todos.
Postar uma resposta

Contábil

28 Jul 2020 10:54

Tá chegando a hora de converter o último módulo pra MySQL: CONTÁBIL

Queria aproveitar pra fazer uma remodelagem geral no contábil, ele é o único que continua o mesmo desde 20 anos atrás.

Hoje permite trabalhar com 8 anos em aberto, seria o máximo pra 2 dígitos: 8 X 12 = 96

NÃO existe fechamento nele, o fechamento seria só pra apagar coisas.
Todos os lançamentos de encerramento são on-the-fly, gerados durante a emissão de livro diário/razão/etc., assim como os cálculos pra balanço/demonstração/balancete/etc.
Também durante a geração do Sped.

Preciso sugestões sobre o que poderia fazer pra parte de lançamentos, e pra parte de plano de contas e sintéticas.
Faz tempo que não tenho contato direto com usuário de contabilidade, e nem com outros aplicativos.
Vai ser a hora certa de dar uma geral.

Contábil

29 Jul 2020 16:44

Falei com um escritório de contabilidade, que não é meu cliente, pra ver o que poderia ter a mais no contábil....
À primeira vista, nada mudou, o meu ainda tem recurso que o deles não tem.... rs

Um recurso que considero destaque no meu contábil é sobre os lançamentos de transferência pra apuração de resultado.
Isso NÃO existe no aplicativo, o usuário não digita nada, só aparece aonde interessa.

Por exemplo, a empresa tem apuração mensal....
O usuário digita os lançamentos normalmente.
NÃO existe transferência nenhuma, em nenhum mês.
A qualquer momento, se o usuário pedir balanço, diário, razão, ou até SPED Contábil, sai lá tudo encerrado e os lançamentos de encerramento em CADA mês, já que o fechamento é mensal.
Tá tudo em aberto, e tudo fechado, ao mesmo tempo.

Se o usuário altera um lançamento de despesa de janeiro, ao emitir depois qualquer um de janeiro/fevereiro/junho/dezembro/SPED/etc, sai tudo atualizado.
NADA de cancelar transferência anterior, porque isso NÃO existe.
O usuário apenas digita os lançamentos normais, e pede o que quiser.

E se no meio do caminho quiser mudar pra mensal, bimestral, trimestral, quadrimestral, semestral ou anual....
Apenas altera a indicação, e já reemite tudo, ou gera SPED, ou o que quiser.

Isso facilitou muito o Sped Contábil.

Considero esse o ponto forte do aplicativo.

Nota: NÃO existe arquivo temporário, é tudo gerado on-the-fly, no momento em que é necessário, sem nenhum tempo de espera.

Contábil

10 Ago 2020 11:45

Esqueci de dizer.....

Meu contábil deve ser interessante....

Os fontes sairam no manual oficial do DBASE IV.
Mas só soube disso há alguns anos, quando vi um manual na internet, e o dBASE já nem existia mais.
Nem sequer citaram meu nome.

Contábil

10 Ago 2020 13:13

Ola!
Os fontes sairam no manual oficial do DBASE IV.

Tem a capa ?
ndice.png


Saudações,
Itamar M. Lins Jr.

Contábil

16 Out 2020 20:39

Por simples curiosidade, comprei esse livro, por R$ 10,00, e descartei no lixo na hora.

Vou arriscar e perguntar ...
Vc trabalha com lotes ?

Contábil

16 Out 2020 21:21

Pela sequência, dá a entender que não gostou justamente por causa dos lotes.
Mas sim, ainda existem os lotes, e vão continuar existindo.
Se o usuário quiser criar um lote pro mês inteiro, é por conta dele.

Mas não existe mais a obrigatoriedade de digitar os totais, que existia nessa época.
Basta que a soma de débitos/créditos seja igual.

Então a criação de lotes é mais pra dar um nome ao conjunto, por exemplo: folha de pagamento, e ficar tudo junto.
Não vejo problema nisso, é apenas um recurso a mais.
Postar uma resposta