Clipper On Line • Ver Tópico - Pra quem quiser testar HMG, HMGE, HWGUI, OOHG, etc
Mudar para estilo Clássico
Aqui você poderá oferecer suas Contribuições, Dicas e Tutoriais (Texto ou Vídeo) que sejam de interesse de todos.
Postar uma resposta

Pra quem quiser testar HMG, HMGE, HWGUI, OOHG, etc

29 Dez 2020 18:36

Quem quiser testar, fique à vontade.

No momento é a última versão de tudo.
Apenas vou direcionar pra funcionar totalmente por HBMK2, por HBP, HBC, HBM.
Pode ser Harbour ou XHarbour, ajudo em tudo que "minha configuração" atrapalhar.

A minha configuração é..... praticamente nenhuma.
Vai ser baixar, compilar, e usar.

Estando o Harbour e compilador C configurados e funcionando:

é ir na pasta da lib e compilar: hbmk2 *.hbp

Pra projetos e/ou talvez para os exemplos, uma ou duas coisas:

opção 1:
No projeto acrescentar hwgui.hbc, hmge.hbc, hmg.hbc, hmge.hbc
no harbour/bin/hbmk.hbc, acrescenta a pasta desse arquivo HBC como path de libs

opção 2:
No projeto acrescentar o caminho completo do hbc.
exemplo: d:\github\all\hmg\hmg.hbc

Só isso.
Nada de arquivo BAT.

Importante:

Pode ter até tudo junto: mingw, msvc, bcc, qualquer compilador C, 32 e/ou 64 bits, etc, pra usar ao mesmo tempo.
O que não vai poder é: ter mingw 7 e mingw 9, harbour 3.2, harbour 3.4 e xharbour, pra usar ao mesmo tempo. Neste caso vai ser um de cada vez, e gerar novamente as LIBs na troca.

Pra quem quiser testar HMG, HMGE, HWGUI, OOHG, etc

29 Dez 2020 18:55

Faltou dizer: pode ser uma, podem ser todas, tanto faz.

HMG = HMG 3.5
HWGUI
HMGE = HMG Extended
OOHG

É usar igual as oficiais, mas SEM BAT especial.
É trabalhar em Harbour como se trabalha em Harbour, não importa a LIB.

Pra quem quiser testar HMG, HMGE, HWGUI, OOHG, etc

29 Dez 2020 19:11

Importante:

Telas em resource.... aí dependem do compilador C.
Que eu saiba o mingw não aceita, e precisa outro compilador de resource.

Pra quem quiser testar HMG, HMGE, HWGUI, OOHG, etc

29 Dez 2020 19:18

Dica 1:
Pra compilar, é só colocar a lista, ou na linha de comando, ou num arquivo HBP.
hbmk2 programa.prg
hbmk2 programa.prg resource.rc
hbmk2 programa.prg resource.rc hwgui.hbc

Dica 2:
Tem uma lib que exige pasta de include, pasta de lib, etc., crie um arquivo HBC pra ela
---hwgui.hbc
libpaths=xxxx
libs=xxx
incpaths=xxxx

Dica 3:
Tem vários fontes numa pasta que precisam algo especial? crie um arquivo HBM pra pasta
---hbmk.hbm
../../hwgui.hbc

Dica 4:
Trabalha sempre igual, deixe pré-configurado, e use sempre que precisar:
---harbour\bin\hbmk.hbc
libpaths=\github\hwgui
libpaths=\github\hmge
libpaths=\github\oohg
libpaths=\github\hmg

pronto, com isso dá pra compilar qualquer coisa, com qualquer lib, inclusive XHarbour.

hbmk2 *.prg *.rc *.c -otest d:\github\hwgui.hbc

Esse comando vai compilar todos os PRG, RC, C usando as definições de HWGUI.HBC, e gerar test.exe

pra curiosidade:
Código:
incpaths=include
libpaths=lib/${hb_plat}/${hb_comp}

{win}gt=gtgui

libs=hwgui procmisc hbxml hwgdebug
{win&!allmingw&!watcom}libs=hbactivex

{unix}ldflags+="`pkg-config --libs gtk+-2.0`"


o hbc da fivewin indica aonde estão os CH, as LIBs, indica pra usar GTGUI, qual o nome das libs de hwgui, e indica o que é diferente entre windows e linux, ou entre mingw e outros compiladores C.
Com isso, o HBMK tem toda informação que precisa.
O projeto/linha de comando só precisa saber que vai usar hwgui, quem precisa saber o que faz parte da hwgui é a própria hwgui.
simples e prático.

ou

hbmk2 *.prg *.rc *.c -otest d:\github\hwgui.hbc -comp=mingw64

Prefere 64 bits, só avisar, não precisa BAT pra isso.

Vai ser sempre 64 bits? ok, SET HB_COMPILER=mingw64
Também não precisa bat pra isso.
Postar uma resposta