Clipper On Line • Ver Tópico - Criando tudo no github
Mudar para estilo Clássico
Aqui você poderá oferecer suas Contribuições, Dicas e Tutoriais (Texto ou Vídeo) que sejam de interesse de todos.
Postar uma resposta

Criando tudo no github

19 Jan 2021 10:00

Não sei se todos entenderam o recurso do github.
Tem lá minha conta no github com vários projetos, incluindo o hbpack

github1.png

No hbpack tem lá a opção de actions

github2.png

Então criei algumas

github3.png

Uma delas é hb34-703

github4.png

Consultando a execução dessa action

github5.png

A action fez tudo que precisava, inclusive compilar o Harbour, e gerou um download pronto com Harbour 3.4 + mingw, pronto pra uso em 32/64 bits,

Quase todas as actions tem algum download.

- só mingw 7.3, 32+64 bits
- só mingw 10.2, 32+64 bits
- Harbour 3.4 pronto em mingw 7.3
- Harbour 3.4 pronto em mingw 10.2
- Harbour 3.4 pronto em mingw 7.3 + todas as LIBs gráficas também prontas, 32+64 bits
- Harbour 3.4 pronto em mingw 10.2 + todas as LIBs gráficas também prontas, 32 + 64 bits
- Seria tudo igual com Harbour 3.2, mas dá erros de compilação

Inicialmente era tudo de uma vez, numa única action, mas aprendi a usar o que tem pronto.
A geração do Harbour usa o mingw que foi gerado em outra action
A geração das LIBs usa o Harbour que foi gerado em outra action

Como dá pra usar projetos diferentes, o hbpack faz uso de fontes dos outros projetos.

O ideal seria cada projeto criar o que é seu, por exemplo no projeto do Harbour 3.4 criar o Harbour 3.4
Mas se eu não puder aproveitar o arquivo gerado no projeto Harbour 3.4, vou ter que gerar novamente o Harbour em todos os outros projetos.

Por enquanto, com tudo no mesmo lugar, dá pra fazer esse reaproveitamento.

É muito legal isso.
Posso usar o endereço oficial do Harbour 3.2, ou 3.4, ou HMG, ou OOHG, pegar os fontes e compilar tudo.
No caso estou usando meus forks.

Essas ações podem ser acionadas automaticamente, sempre que houver alguma atualização.
Mexeu no fonte... é gerado um novo pacote.
Deixei manual, porque é tudo pra teste.

O download é vinculado à execução. CADA vez que executa tem MAIS UM download.
Deixar automático significaria muitos downloads, e muito espaço em disco, por isso deixei manual.
O prazo padrão é 90 dias, depois disso a execução é apagada junto com o download dela.

Essas ações na prática são quebra-galhos, testes, por isso o normal é ter vida curta.

Mas é um recurso muito interessante.
Acabei deixando tudo que os programadores usam, disponível pra download num só lugar.

E além disso, é um teste prático se tudo realmente está funcionando como deveria.

O Harbour 3.2, por exemplo, não dá pra compilar com mingw 7.3 32 bits, só com 10.2, acho que por isso mudaram de compilador.

Pra pensar:

1 - Harbour 3.2 deixou de compilar com mingw 7.3, e pelo jeito ninguém vai corrigir.
2 - Tá todo mundo usando mingw 10.2 porque trás benefícios, ou por falta de correção no Harbour 3.2?
3 - Tem downloads alternativos de Harbour, e o Harbour nightly vém funcionando
4 - O fonte do 3.4 funciona, talvez seja só copiar pro 3.2

Criando tudo no github

19 Jan 2021 10:22

Faltou dizer algo importante:

É do jeito que eu uso aqui, sem opcionais.
A action baixa fontes do Harbour 3.4 e compila.
Pra quem usa opcionais, vai precisar construí-los.

HMG, HMG Extended, HWGUI, OOHG tá tudo funcionando.
Os opcionais são hbssl, libcurl, hbmysql, e outros, que dependem de downloads adicionais, e não bastam os fontes do Harbour.
Postar uma resposta