Clipper On Line • Ver Tópico - 10 Dicas Para Ir De Iniciante a Avançado Na Programação

10 Dicas Para Ir De Iniciante a Avançado Na Programação

Aqui você poderá oferecer suas Contribuições, Dicas e Tutoriais (Texto ou Vídeo) que sejam de interesse de todos.

Moderador: Moderadores

 

10 Dicas Para Ir De Iniciante a Avançado Na Programação

Mensagempor Toledo » 26 Mai 2020 11:45

Veja este vídeo...

Toledo - Clipper On Line
toledo@pctoledo.com.br
Harbour 3.2/MiniGui/HwGui
Faça uma doação para o fórum, clique neste link: http://www.pctoledo.com.br/doacao
Avatar de usuário

Toledo
Administrador

Administrador
 
Mensagens: 3038
Data de registro: 22 Jul 2003 18:39
Cidade/Estado: Araçatuba - SP
Curtiu: 263 vezes
Mens.Curtidas: 258 vezes

10 Dicas Para Ir De Iniciante a Avançado Na Programação

Mensagempor JoséQuintas » 26 Mai 2020 13:54

Legal o vídeo.
Muita coisa pode ser resumida, e muita coisa já postei por aqui.
Pra quem ver o vídeo... veja se não tem tudo a ver.

- FONTE FÁCIL, porque ficamos mais fazendo manutenção do que criando
Isso inclui formatar fonte, usar nomes de variáveis auto-explicativas, até mesmo usar o -w3 -es2 na hora de compilar.

- SEM PRESSA, TRANQUILO
porque sob pressão acabamos fazendo de qualquer jeito.
sem pressa e tranquilos, podemos avaliar o fonte, melhorar, facilitar, etc.
No vídeo ele chamou isso de paciência, mas acho que tá mais pra tranquilo/sem pressa.

- ENXERGAR o que está na frente do nariz
De nada adianta ver outra linguagem de programação, participar de open source, ajudar outras pessoas, etc. se você não ENXERGAR que certas coisas podem ser usadas nos seus fontes. Não importa se o fonte é de quem sabe mais que você, menos que você, que não tem a ver com sua linguagem de programação.
Sempre podemos aprender alguma coisa com fontes, com os próprios fontes, e principalmente de terceiros, porque eles NÃO vão ter o mesmo vício que você.
Até mesmo compartilhando fonte: às vezes o fonte é ruim, mas estamos acostumados com ele, e achamos normal. Ao compartilhar, ENXERGUE a dificuldade dos outros, essa dificuldade pode ser real do fonte complicado.

- PENSAR
Não adianta ENXERGAR, se não pensar. Vai ver e vai deixar passar.
Até mesmo pra pesquisar alguma coisa, se não PENSAR na forma de procurar algo, pode acabar não encontrando.
Pensando, resolvemos qualquer coisa com o que já conhecemos, acabamos criando o que não existe ou que não sabemos se existe.

Acaba sendo tudo interligado.
E o resto é derivado disso acima.
Tipo: aprender classe e querer usar em tudo que é situação.... pode estar exagerando... aí também entra o pensar, o enxergar, o fonte fácil, e o fazer tranquilo sem pressa.

Tem outra coisa que costumo destacar:
Ficar craque no básico.
O que é usado 90% do tempo, durante anos.... não tem porque apanhar com isso, tem que ficar craque nisso.
O que é o avançado? é o uso de muita coisa básica junta, ou até de várias partes básicas juntas.
Tá complicado? tá com um problemão? divide em problemas menores e resolve um de cada vez, e lá vai ter coisas básicas pra resolver.
José M. C. Quintas
Harbour 3.2, mingw, gtwvg, multithread, dbfcdx, ADO+MySql, PNotepad
"The world is full of kings and queens, who blind our eyes and steal our dreams Its Heaven and Hell"

https://github.com/JoseQuintas/
Avatar de usuário

JoséQuintas
Membro Master

Membro Master
 
Mensagens: 18013
Data de registro: 26 Fev 2007 11:59
Cidade/Estado: São Paulo-SP
Curtiu: 15 vezes
Mens.Curtidas: 1206 vezes

10 Dicas Para Ir De Iniciante a Avançado Na Programação

Mensagempor Toledo » 27 Mai 2020 12:22

Como decorar o código de programação...

Toledo - Clipper On Line
toledo@pctoledo.com.br
Harbour 3.2/MiniGui/HwGui
Faça uma doação para o fórum, clique neste link: http://www.pctoledo.com.br/doacao
Avatar de usuário

Toledo
Administrador

Administrador
 
Mensagens: 3038
Data de registro: 22 Jul 2003 18:39
Cidade/Estado: Araçatuba - SP
Curtiu: 263 vezes
Mens.Curtidas: 258 vezes

10 Dicas Para Ir De Iniciante a Avançado Na Programação

Mensagempor lwinter » 27 Mai 2020 20:14

Grande Toledo!
Excelentes videos.
Eu estou recomecando na programacao e decidi mudar minhas forma de fazer. A primeira coisa que fiz ha 3 anos atras foi conhecer a linguagem Python. Isso abriu muito a minha cabeca e me deixou um programador melhor em Harbour. No Python temos o tipo dicionario que nada mais é do que o hash table do harbour. Trabalhando com arrays multidimencionais, classes, hash table e tornando o codigo mais limpo. Fica muito mais facil de dar manutencao e prazerosa programar. Tipo voce sente orgulho do que voce fez.
Antes eu fazia linguicao (um monte de ifs) e tratava varios assuntos de uma so vez na mesma funcao. Agora com o cleancode, vejo que fazendo cada funcao fazer uma coisa por vez fica muito mais facil de dar manutencao e entender o codigo. Esses dias mesmo fui rever um codigo meu antigo e ficou dificil de entender. Ja os meus codigos novos quando volto para olhar fica tudo mais claro.
Vou dar um exemplo de como tenho tentando fazer. Mas esse é um pequenino exemplo pois tenho ido mais fundo na questao de cleancode.

Se fosse antigamente minha funcao ficaria assim:

func SplitLines (cTexto)
cTexto = StrTran (cTexto, hb_eol (), '|')
cTexto = splitWords (cTexto, '|')
return cTexto

Note acim que a maneira antiga de tratarmos as variaveis colocando um prefixo do tipo de variavel "c" polui o codigo. E com os editores modernos ja nao faz sentido usar esta metodologia. Hoje eu uso a convencao CamelCase porque acho o codigo mais limpo e facil de engtender.
Alem disso olhando na funcao acima cTexto na segunda linha retorna o que? Desta forma tenho que ficar lembrando que splitwords retorna uma array. Fica mais mais e rapido fazer deste jeito mas consesso que fica mais porco e fere varios conceitos de metodologia.

Veja como faco agora (lembrando que isso é um pequenino exemplo):

func splitLines (texto)
local lines
texto = strtran (texto, hb_eol (), '|')
lines = splitWords (texto, '|')
return lines

Agora fica mais claro que lines (no plural) retorna varias linhas logo é uma array alem disso nao uso o prefixo "c" o que torna o fonte mais legivel.
Leiam mais sobre a convencao camelCase vale a pena.

Com relacao a pesquisa no google, confesso que tenho dificuldades de encontrar respostas do harbour. Mas quando procuro por duvidas em Python encontro muito mais rapidamente. Ate porque para pesquisar nao adianta apenas o usuario digitar nomes adequados na busca do google se quem escreveu nao utilizou nomes de mercado ou conceitual. Em harbour vejo poucas pessoas fazendo isso, uma pena.
lwinter
Usuário Nível 3

Usuário Nível 3
 
Mensagens: 123
Data de registro: 07 Mar 2011 12:08
Cidade/Estado: Campinas - SP
Curtiu: 1 vez
Mens.Curtidas: 12 vezes

10 Dicas Para Ir De Iniciante a Avançado Na Programação

Mensagempor lwinter » 27 Mai 2020 20:20

Jose! Muito bem colocado seus pontos concordo!!
lwinter
Usuário Nível 3

Usuário Nível 3
 
Mensagens: 123
Data de registro: 07 Mar 2011 12:08
Cidade/Estado: Campinas - SP
Curtiu: 1 vez
Mens.Curtidas: 12 vezes

10 Dicas Para Ir De Iniciante a Avançado Na Programação

Mensagempor lwinter » 27 Mai 2020 20:46

Só um histórico meu:
Comecei a programar clipper na década de 80 no summer 87. E peguei muitos vícios desde então. Em 1998 iniciei uma migração de minha retaguarda de clipper para Delphi e terminei apenas em 2005(nesta época passei o bastão para minha equipe). Depois disso, continuei com minha frente de caixa em clipper ate 2011, quando passei para Harbour com a ajuda do Toledo (nesta época me perguntei porque não fiz isso antes??). Mas relembrando, na época eu foquei todos os meus esforços na migração de minha retaguarda. Bom, quando foi em 2013, finalizei a migração de nossa frente de caixa para C# (novamente sai fora e passei o bastão para outra equipe). Enfim, fiquei vários anos sem programar.
Porque estou dizendo isso? Porque estou querendo recomeçar a programar e “tentar” fazer um framework aberto em Harbour e estou reaprendendo tudo. E quer saber? Pensei ser impossível para mim com 52 anos recomeçar com linguagem SQL. Cara, estou apaixonado com a facilidade do SQL em relação ao DBF. E não vem me julgar dizendo que estou cuspindo no prato que comi pois ganhei dinheiro, clientes e amigos com o clipper + dbf. Porem, já passou da hora de mudar. Eu fiz um curso recentemente na Udemy que se chama “O curso complete de banco de dados e SQL, sem mistérios”. Esse curso é indicado para quem não sabe nada de banco de dados e também para quem quer revisar conceitos. Ele cobre Mysql, um pouco de sql server e postgres. Esse curso vale uns R$ 2000,00 com certeza mas custa R$ 23,00 apenas. Isso mesmo um curso extenso e completo por apenas R$ 23,00. Acredito que preço não vai ser a desculpa para muitos que ainda não saíram do DBF não fazerem o curso.
Vendo o histórico dos posts do PCToledo Forum, percebi que na época que migrei do clipper para Harbour muita gente também mudou. E me parece que a bola da vez da migração será do DBF para SQL, pois estou notando o interesse de muitos da comunidade.
Para quem esta com vontade de mudar, digo: vale muito a pena. Invista seu tempo nisso. Até porque o posicionamento da sua empresa perante o mercado é outro. Lembre-se que marketing é 100% percepção. Ou seja, não adianta você falar que DBF é bom se o cliente ou o primo do amigo do amigo dizer que DBF corrompe a toda hora é muito ruim. Dai você não vende o seu produto para clientes novos e nem fica sabendo o motivo.
Faca esse curso e você vai me agradecer. Penso que quem hoje trabalha em clipper ou Harbour em DBF é um grande guerreiro e merece mais do que isso. Não se desanime, vamos ainda da tempos e jamais desistam de seus sonhos!!!
lwinter
Usuário Nível 3

Usuário Nível 3
 
Mensagens: 123
Data de registro: 07 Mar 2011 12:08
Cidade/Estado: Campinas - SP
Curtiu: 1 vez
Mens.Curtidas: 12 vezes




Retornar para Contribuições, Dicas e Tutoriais

Quem está online

Usuários vendo este fórum: Nenhum usuário registrado online e 24 visitantes


Ola Amigo, espero que meu site e forum tem lhe beneficiado, com exemplos e dicas de programacao.
Entao divulgue o link da Doacao abaixo para seus amigos e redes sociais ou faça uma doacao para o site forum...
MUITO OBRIGADO PELA SUA DOACAO!
Faça uma doação para o forum
cron
v
Olá visitante, seja bem-vindo ao Fórum Clipper On Line!
Efetue o seu login ou faça o seu Registro