Clipper On Line • Ver Tópico - Meu uso de ADO

Meu uso de ADO

Aqui você poderá oferecer suas Contribuições, Dicas e Tutoriais (Texto ou Vídeo) que sejam de interesse de todos.

Moderador: Moderadores

Meu uso de ADO

Mensagempor JoséQuintas » 21 Set 2021 21:21

É só um comentário sobre meus fontes, que devo postar de vez em quando.
Meu uso de ADO parece ADO... mas não é

É que uso uma classe intermediária.
Até poderia alterar o ADO original da Microsoft, pelo Harbour, mas preferi assim.

O ADO tem Eof(), MoveNext(), Fields(), Move(), etc. e minha classe também, apenas não é diretamente a função do ADO.

oTemporario := oConexao:Execute( "SELECT NOME FROM CLIENTES WHERE CODIGO=1" )

Isso teoricamente retorna um recordset ADO, mas na prática não é totalmente verdade.
Se não tem nada, não retorna nada, NIL, nada mesmo, não um recordset com zero registros.
Se não tem conteúdo, como é que vai criar uma estrutura pra um retorno sem nenhum campo?
É... porque se SELECT é pra pesquisar campos diversos, como pode existir uma estrutura pré-definida pra não se sabe o que?

Pois é...
Por isso eu criei a classe temporária.

Testar EOF() em nada... não dá.
Seria algo como NIL:Eof()

Imagine em tudo que é fonte, ficar testando se o retorno é NIL, se o campo existe pra não dar erro, se tem conteúdo antes de testar EOF(), etc. etc. etc.
Complicado... então criei a classe intermediária que evita todos esses erros, e toda necessidade dessa checagem, porque ela já faz.

A classe, de certa forma, é relativamente simples: tem o recordset, e tem funções que são repassadas ao recordset.

CLASS ADOClass
   VAR oRecordset
   METHOD Eof()  INLINE ::oRecordset:Eof()
   METHOD MoveNext() INLINE ::oRecordset:MoveNext()
ENDCLASS

Acima apenas exemplo inicial.
EOF() da classe vai testar EOF() no recordset.

Como eu disse antes, se testar eof() em vazio dá erro.
Com a classe intermediária, basta eu fazer isso na classe.

METHOD Eof() INLINE iif( ::oRecordset == Nil, .T., ::oRecordset:Eof() )

Pronto, acabei com a necessidade de gambiarras em fontes pra teste adicional, basta eu usar essa classe intermediária.

Outro problema: MoveNext(), que seria o SKIP do DBF, dá erro se já estiver em EOF() e tentar pular para o próximo registro.
E também dá erro se fizer no arquivo vazio (NIL).
Vai precisar de 2 testes adicionais, os mesmos do EOF() e mais um pra testar EOF().
Mas dá pra aproveitar o que já existe, de eof()

METHOD MoveNext() INLINE iif( ::oRecordset:Eof(), Nil, ::oRecordset:MoveNext() )

Pronto, problemas resolvidos.
Não vai dar erro se for Nil, também não vai dar erro se já estiver em Eof().

E por aí vai.
Foi pra isso que criei a classe intermediária, pra não precisar ficar tratando erros em tudo que é fonte.

Poderia alterar o nome de MoveNext() pra Skip(), pra ficar igual DBF, mas preferi deixar com o nome original.

Também embuti a conexão como parte da classe, mais o método Execute(), e também teste pra verificar se deu erro no execute, pegando mensagem de erro do ADO.

Por isso, quando ver fontes que eu posto, pode dar a impressão de que essa parte é tratada automaticamente pelo ADO, mas não é.

cnSQL := ADOLocal() // deixei de usar ADOClass():New( AppConexao() )
WITH OBJECT cnSQL
   :Execute( "SELECT CODIGO FROM CLIENTES" )
   DO WHILE ! :Eof()
      ? :Number( "CODIGO" ), :String( "NOME" )
      :MoveNext()
   ENDDO
   :CloseRecordset()
ENDWITH

Fica meio parecido com ADO, mas não é exatamente/diretamente o ADO.
Em ADO seria mais como isto:

cnSQL := win_OleCreate( "ADODB.Connection" )
cnSQL:.....
cnSQL:Open()

oRs := cnSQL:Execute( "SELECT ..." )
WITH OBJECT oRs
   DO WHILE ! oRs:Eof()
      ? :Fields( "CODIGO" ):Value, :Fields( "NOME" ):Value
      :MoveNext()
   ENDDO
   :Close()
ENDWITH

cnSQL:Close()

Como eu disse, parece... mas não é.
Nesse fonte faltaria o teste de Nil, por exemplo, que minha classe intermediária acaba tornando desnecessário.

NÃO SEI o que acontece na SQLMIX num caso desses, porque provavelmente deve acontecer também, do MySQL não retornar NADA.
Apenas comentário, NÃO estou falando nada contra, apenas é um comentário de que realmente não sei como isso é tratado.
No caso do ADO dá erro, é a classe que criei que evita dar erro, ou testes que sejam colocados nos fontes.

E voltando à minha classe....
Aproveitei pra adicionar recursos, que já postei por aqui, como o :ReturnSelect( "SELECT 1" )
Isso evita muito fonte adicional.

E é por aí que a gente vai simplificando nossa vida... (ou às vezes complicando) kkkk
José M. C. Quintas
Harbour 3.4, mingw, gtwvg, multithread, dbfcdx, ADO+MySql, hbnetio, PNotepad
"The world is full of kings and queens, who blind our eyes and steal our dreams Its Heaven and Hell"

JoséQuintas
Colaborador

Colaborador

Data de registro: 26 Fev 2007 11:59
Cidade/Estado: São Paulo-SP
Curtiu: 13 vezes
Mens.Curtidas: 963 vezes

Meu uso de ADO

Mensagempor JoséQuintas » 21 Set 2021 21:28

Já pensei em criar a conexão aí dentro como CLASSVAR.
É que ao criar uma instância, a conexão seria mantida.
Mas... não uso só pra MySQL, e nem só pra um servidor, então o CLASSVAR poderia trazer problemas.

Digamos que CLASSVAR é como se fosse uma variável pública, que se mantém fixa ao criar mais objetos pra classe.

A HWGUI, por exemplo, usa esse recurso para que qualquer window contenha a lista de todas as window do aplicativo.
Pra isso, aWindowList é do tipo CLASSVAR.
José M. C. Quintas
Harbour 3.4, mingw, gtwvg, multithread, dbfcdx, ADO+MySql, hbnetio, PNotepad
"The world is full of kings and queens, who blind our eyes and steal our dreams Its Heaven and Hell"

JoséQuintas
Colaborador

Colaborador

Data de registro: 26 Fev 2007 11:59
Cidade/Estado: São Paulo-SP
Curtiu: 13 vezes
Mens.Curtidas: 963 vezes

Retornar para Contribuições, Dicas e Tutoriais